As gorduras não são todas iguais. Todas elas são necessárias, mas algumas ajudam a baixar nosso colesterol e outras ajudam a aumentar. A boa notícia é que todas elas são gostosas e, por isso, fica fácil substituir as gorduras ruins pelas boas.
- Substitua a manteiga - que possui gorduras saturadas - por alimentos com gorduras insaturadas. Como Becel, por exemplo. É importante saber que, como regra geral para margarinas, quanto mais dura é em temperatura ambiente, maior é o conteúdo de gordura saturada.
- Troque lanches como batatinhas chips e biscoitos com gordura trans por iogurtes ou bebidas lácteas desnatadas, frutas ou sanduíches naturais com pão integral.
- Faça aquele esforço no hábito de verificar os tipos de gorduras nos rótulos de alimentos. Escolha aqueles com os menores teores de gordura saturada e sem gordura trans.
- Escolha alimentos dos grupos dos leites e derivados com baixo teor de gordura, como leites desnatados ou semidesnatados, iogurtes/bebidas lácteas e queijos com baixo teor de gordura.
- Substitua carnes gordurosas como carne seca, costela, cupim, bisteca de porco e salame por por carnes magras como alcatra, acém, coxão duro, coxão mole, filé mignon, maminha ou lombo de porco. Sempre retire a gordura aparente antes de comer.
Sempre que possível, troque carne vermelha por frango sem pele, peru ou peixes oleosos como o salmão. Os peixes gordurosos são fontes de gorduras "boas" (insaturadas).
Importante: sempre consulte um nutricionista para um atendimento individualizado.